7 alimentos que ajudam na sua saúde bucal

Se alimentar bem e ter hábitos saudáveis é fundamental para que a saúde bucal esteja sempre positiva. Por isso, especialistas odontológicos sempre buscam apresentar para os seus pacientes alimentos que ajudam a manter a saúde bucal.

Para conseguir essas consultas, com especialistas que possam apresentar boas soluções, é muito importante ter um plano odontológico.

Isso porque, um plano odontológico eficiente faz com que você possa se consultar sempre que precisar, independentemente do problema apresentado e do valo que o tratamento teria.

Justamente por isso, cada vez mais as empresas, principalmente as que possuem um porte mais elevado, estão implementando esses planos para os seus funcionários.

Como as consultas particulares são muito caras, muitas vezes as pessoas não têm condição de arcar com esses custos.

Dessa maneira, a busca por plano dental coletivo empresarial cresceu consideravelmente nos últimos anos, essencialmente pelas vantagens que oferecer um plano odontológico traz para as empresas.

Com um plano pago pelas empresas, os funcionários conseguem realizar as consultas rotineiras e podem buscar por essas informações alimentares, conhecendo quais alimentos podem ajudar a manter a qualidade da saúde bucal, com o acompanhamento adequado – inclusive de forma multiprofissional.

Além disso, com a presença de um convenio odontologico, os funcionários podem consultar mais dicas acerca de hábitos que precisam ser seguidos, melhores formas de cuidar da saúde dos dentes, produtos que são interessantes e muito mais.

Alimentos que podem fazer a diferença

A seguir, separamos 7 alimentos que podem fazer a diferença e que são costumeiramente recomendados pelos dentistas, independentemente se são em consultas particulares ou dentro de um odonto empresarial, de modo a ampliar a saúde. Confira:

Água

Para começar, temos a água. Todos conhecem os benefícios da água para o nosso corpo, sendo um elemento vital para a sobrevivência.

Além disso, a água é um excelente aliado na limpeza bucal, pois estimula a salivação, combate bactérias e impede o mau hálito.

Dessa maneira, consumir água nunca é demais, seja qual for a situação.

Cenoura

A cenoura é um alimento que contém bastante água e, por isso, também ajuda na limpeza e no combate de bactérias na boca.

Mais ainda, esse alimento também estimula a salivação e auxilia na proteção contra placas.

Maçã

Apesar de ser uma fruta açucarada, a maçã contém propriedades, como fibras e água, que fazem bem para a saúde bucal, especialmente para os dentes.

Esse é um alimento bastante recomendado por especialistas, sendo um ótimo “limpador” dental na ausência da escova e cremes dentais.

Castanhas e amêndoas

Muito consumidos, principalmente em refeições matinais, castanhas e amêndoas são alimentos bastante recomendados para as pessoas que querem melhorar a higiene bucal.

As amêndoas são fortes fontes de cálcio e proteínas para os dentes. Já as amêndoas são ótimas opções no combate a cáries.

Queijo

Apesar de ser um alimento gorduroso, que pode não fazer tão bem para outras partes do corpo, o queijo possui proteínas que agem no esmalte do dente, impedindo outros problemas mais sérios, como o surgimento de cáries e da placa bacteriana.

Folhas verdes

As folhas verdes são bem-vindas em qualquer situação e em todas as refeições.

São considerados alimentos saudáveis, fazendo bem para a saúde, principalmente por serem compostos por bastante água.

Além desses benefícios, as folhas verdes, como couve e espinafre, possuem propriedades proteicas que trabalham de modo a fortalecer o esmalte dos dentes, melhorando a qualidade do seu sorriso.

Leite

Por fim, separamos o leite, que é um alimento rico em cálcio, fundamental para o fortalecimento do esmalte dos dentes.

Além disso, o leite possui proteínas, fósforo e ácido láctico, elementos muito importantes para a qualidade da saúde bucal.

Cuidados individuais

Anteriormente, foi mostrado que planos odontológicos para empresas são importantes para que as pessoas tenham mais tranquilidade em relação aos tratamentos e consultas odontológicas.

Entretanto, é importante enfatizar que, mesmo que a empresa disponibilize um plano de dentista, ou então você possua um plano odontologico para MEI, a responsabilidade de cuidar da saúde bucal é inteiramente individual, devendo realizar as marcações e visitas periódicas.

Para finalizar, é importante destacar que não adianta consumir esses alimentos recomendados, se os seus hábitos com relação a saúde bucal não forem os mais cuidadosos possíveis.

Por isso, buscar soluções, conhecer sobre hábitos e alimentos que podem fazer a diferença é importante, mas ter cuidados rotineiros, como escovar os dentes três vezes ao dia, utilizar fio dental e outras práticas de higienização, são ainda mais essenciais para ter uma saúde bucal qualificada.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Odonto, empresa especializada em planos odontológicos com atendimento acessível para devolver o sorriso dos pacientes.

Deixe um comentário