Calcinhas, sutiãs, cuecas, meias, camisolas … são algumas peças que fazem parte da moda íntima que, basicamente, é utilizada para cobrir partes íntimas ou para dormir.
Se engana quem pensa que os costumes e história não podem ser estudados através da moda íntima, é porque não sabe que o fim do espartilho no início do século passado revelou uma nova mulher, com contornos mais naturais, ou que a calcinha que surgiu em 1920 deu adeus às, nem um pouco práticas, calças até os joelhos…
Ou seja, a moda íntima tem uma importância enorme não só no cotidiano, mas para revelar valores de cada época.
Mercado de Moda íntima
Apesar da pandemia, o mercado de moda íntima não se intimidou, e segundo dados do IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial), movimenta nada menos que 3,6 bilhões de reais anualmente.
Certamente, quem apostou nas vendas online, adotando boas estratégias de marketing, não só conseguiu se destacar, como aumentar as vendas em relação ao ano anterior.
O fato é que esse mercado não conhece crise, sendo, portanto, uma boa opção para quem pretende montar um negócio no mundo da moda, mas não sabe que nicho escolher.
Trabalhar com Moda íntima
Quem pretende explorar esse segmento e ter sucesso, no entanto, deve ficar muito atento às constantes novidades, e as tendências no universo das lingeries.
É preciso considerar que o segmento de Moda íntima é altamente competitivo, sendo fundamental buscar novidades, pesquisar e também reciclar. Ok, mas como?
Curso de Moda íntima
Seja estudante, aspirante ou até profissional, hoje é possível ter acesso à informações através dos mais variados cursos, até de forma gratuita e, principalmente, de forma online.
Quem deseja entrar no mercado, ou mesmo, se fortalecer ou se reciclar, precisa investir em conhecimento, justamente, para poder ficar por dentro das tendências e do que acontece de novo no mundo fashion.
Por esse motivo, vale a pena procurar por cursos livres de moda intima para se aprimorar, sejam eles presenciais ou não.
Felizmente, hoje é possível encontrar muitas opções de cursos livres na Internet, e ainda gratuitos.
Novas tendências do setor
Se pretende entrar para o segmento de Moda íntima, vale ficar de olho nas novas tendências do mercado:
- Ampliação dos canais de venda
As vendas online se intensificaram durante a pandemia e caíram no gosto do consumidor, principalmente, daqueles que não se sentem confortáveis em buscar e experimentar, os produtos que desejam nas lojas físicas. Isso sem falar na praticidade que as vendas online oferecem. Assim, sites e, principalmente, as redes sociais, estão sendo ótimos canais de venda.
2. Lingerie como roupa principal
Ficou lá atrás a ideia de que roupa íntima é aquela que ninguém vê e, por isso, não precisa ser bonita. Hoje a lingerie ganhou status de item fashion e, pode sim, muitas vezes, ser utilizada como peça principal do look, com sutiãs à mostra, corpetes semitransparentes e calcinhas hot pant como protagonistas de diferentes produções.
3. Unir conforto à sensualidade
Hoje as pessoas querem combinar praticidade com beleza, para isso, é importante investir em tecidos e acabamentos de boa qualidade, para que a lingerie não incomode nem aperte.
4. Mais do que simples vendedor
O bom atendimento hoje pode ser decisivo para o sucesso de uma marca. Todo mundo quer ser bem atendido. Nesse sentido, hoje o vendedor deve oferecer muito mais do que a possibilidade de compra, deve auxiliar o consumidor a compreender as possíveis formas de usar as peças, assim como, dar dicas de combinações, enfim, aconselhar, orientar, dar sugestões de estilo.
5. Usar as redes sociais como ferramenta de divulgação
Hoje a divulgação por meio das redes sociais (principalmente pelo Instagram) é fundamental, explorando a conexão direta com o cliente. Para isso, é preciso postar constantemente, variar os produtos apresentados, porém, não usar o espaço apenas como vitrine, e sim, como forma de tirar dúvidas e agregar informações, com conteúdos relevantes, claro, dentro do universo de moda íntima. Enfim, visando agradar e engajar o consumidor, mostrando que possui autoridade nesse segmento.
6. Apostar nas peças plus size
A moda plus size vive seu apogeu. Foi-se o tempo que as peças maiores eram sem graça e nada sensuais. O mercado percebeu que o público plus size é um forte nicho e, assim, passou a oferecer produtos até focados exclusivamente nele. Peças com strass e aplicações luxuosas, corsets, e tudo que tiver direito.
Enfim, o consumidor está cada vez mais exigente com o que consome e adquire, por isso, é fundamental procurar se aprimorar, se reciclar e, nesse sentido, poder apostar em cursos livres pode ser a melhor forma de garantir qualidade e de mostrar estar em dia com as principais tendências das moda.