Treino funcional: melhore a sua performance e saúde

O treinamento funcional é necessário para melhorar o desempenho físico, como vamos explicar agora. Incorporar o treinamento funcional em sua rotina de exercícios pode ajudá-lo a fortalecer seus músculos e, ao mesmo tempo, influenciar positivamente seu desempenho. Aqui você tem tudo o que precisa saber.

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O treinamento funcional é um estilo de treinamento que reflete os padrões motores típicos da vida cotidiana. Carregar as sacolas de compras do carro para casa, agachar-se para pegar seu filho: todas essas são atividades que exigem força física. No treinamento funcional, você pratica padrões motores que o ajudam a ter um melhor desempenho dentro e fora da academia. A ideia básica é realizar um treino que permita realizar melhor esses mesmos movimentos no dia a dia.

O treinamento funcional começou como uma forma de fisioterapia para a reabilitação de atletas que sofreram lesões e, posteriormente, tornou-se popular como um método eficaz de treinamento cruzado. Hoje, o treinamento funcional é básico para atletas e militares.

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O Comando de Doutrina e Treinamento do Exército dos EUA reconheceu a necessidade de treinamento funcional para preparar os soldados para as tarefas pretendidas em combate. As sessões de treinamento incluem exercícios como flexões, flexões, estocadas, polichinelos e outros. Este tipo de atividade física é a base do treinamento funcional.

Quais são os benefícios do treinamento funcional?

  1. O treinamento funcional melhora o desempenho esportivo

A integração de exercícios funcionais na rotina de treinamento pode melhorar significativamente o desempenho dos atletas. O fortalecimento de todo o corpo, a estabilidade e o aumento da qualidade do movimento estão ligados ao melhor desempenho atlético. Por isso os exercícios funcionais são tão comuns no treinamento esportivo.

Por exemplo, saltos de caixa, aos quais nos referimos ao discutir exercícios para panturrilhas, podem melhorar sua velocidade de sprint se você estiver jogando futebol, e arremessos no peito com uma bola medicinal podem ajudá-lo a fortalecer seus punhos se estiver lutando boxe. Esses movimentos funcionais funcionam em padrões motores específicos usados ​​em seu esporte, com o objetivo de desenvolver força, potência e mobilidade que você também pode usar fora da academia.

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  1. O treinamento funcional previne lesões e auxilia na reabilitação

O treinamento funcional ajuda a prevenir lesões e facilita a reabilitação. Desequilíbrios e assimetrias em movimentos frequentes causam fraquezas que aumentam a probabilidade de lesões. Ao fortalecer os padrões de movimento funcional que usam vários grupos musculares ao mesmo tempo, você ensina seu corpo a se mover de maneira harmoniosa. Isso ajuda a neutralizar as fraquezas ou desequilíbrios naturais, evitando lesões.

  1. O treinamento funcional é de baixo impacto

A aptidão funcional é de baixo impacto, muitas vezes envolvendo exercícios de corpo livre. Portanto, é excelente para reabilitação de lesões, iniciantes, gestantes e idosos. Alguns exemplos de exercícios funcionais de baixo impacto são:

  •         agachamento cálice
  •         marchar com pesos
  •         Exercício de uma perna
  •         flexões
  •         marcha rápida

Esses exercícios, entre outros, não causam estresse nas articulações e podem ser facilmente adaptados às suas habilidades ou ao seu nível de condicionamento físico. As rotinas de treinamento funcional geralmente incluem halteres ou kettlebells, cujos benefícios já falamos, ou são de corpo livre, por isso são ideais para exercícios em casa.

  1. O treinamento funcional melhora a mobilidade e a coordenação

Ter boa mobilidade significa ser capaz de realizar padrões motores sem encontrar limitações. Significa ter uma ampla amplitude de movimento, bem como o controle neuromuscular e a força para executar um movimento específico. No treinamento funcional, o corpo aprende a se mover em harmonia. Isso melhora a consciência e a coordenação, influenciando positivamente a mobilidade geral.

  1. Com o treinamento funcional, você nunca fica entediado

Se você não se cansa de fazer rosca bíceps, agachamento, supino, agachamento e levantamento terra com barra, o treinamento funcional é para você. Levantar pesos na academia por um determinado número de séries e repetições pode ser muito… repetitivo. Por que não tentar algo diferente?

Aqui estão alguns exemplos de exercícios típicos de treinamento funcional:

  •         passo de urso
  •         Flexão vertical na parede
  •         escalada de corda
  •         Ponte com braços de extensão
  •         empurrar/puxar com rolo
  1. O treinamento funcional melhora a força e a potência

Qualquer atividade que você faça dentro ou fora da academia é mais fácil se seus músculos forem fortes. Um músculo forte é um músculo poderoso, ou seja, combina força e velocidade. A realização desses exercícios explosivos aumenta a força funcional e melhora a força gerada:

  •         salto de caixa
  •         Elevações laterais
  •         Squat jump com pausa
  •         Lançamentos Pesados ​​de Medicine Ball
  •         saltos verticais de corpo livre
  1. Treinamento funcional queima gordura

O treinamento funcional pode ser de altíssima intensidade. Exercícios como os mencionados acima usam as fibras musculares de contração rápida de vários músculos grandes. Isso tem um efeito considerável no metabolismo.

Se você está se perguntando quantas calorias são queimadas no treinamento funcional, a resposta é: muitas! Quanto mais músculos forem ativados durante um treino, mais energia será consumida. A contração de músculos maiores consome mais oxigênio e energia, então mais calorias são queimadas.

Por que o treinamento funcional é importante?

Nosso corpo foi feito para se mover, não para ficar parado. Mas no dia a dia dirigimos para o trabalho, assistimos à TV e ficamos muito tempo sentados na frente do computador. Muitas vezes só nos movimentamos quando vamos para a academia.

Como resultado, o corpo enrijece e é mais fácil se machucar. O treinamento funcional ajuda a soltar músculos e tendões, tornando-nos mais flexíveis e ativos, neutralizando os efeitos de um estilo de vida sedentário.

Os exercícios funcionais devolvem o corpo ao seu estado natural: o de movimento. E eles fazem isso não flexionando e isolando articulações individuais de maneira não natural, mas usando padrões motores inatos. Com o treinamento funcional, você pode melhorar a força e o condicionamento físico e dizer adeus aos músculos rígidos e aos movimentos descoordenados.

A aptidão funcional é um indicador importante da sua saúde e bem-estar geral. É divertido, amigável para iniciantes e eficaz também. Por isso, lembramos que se você tiver alguma dúvida sobre como realizar esse tipo de treinamento e nossos horários para poder ir a uma de nossas academias, não hesite em nos contatar, teremos o maior prazer em atendê-lo.

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